terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Estudo da Doutrina Espírita – Parte I







Joilson José Gonçalves Mendes

“Espíritas! Amai-vos, esse o primeiro ensinamento; instruí-vos, esse o segundo”.

Muitas pessoas chegam à casa espírita em busca de informações, geralmente para atender a alguma necessidade imediata, e ao passar pelo atendimento fraterno são convidadas a freqüentar a casa e participar dos grupos de estudos. Algumas permanecem por um certo período de tempo e logo se afastam outras percebem a riqueza de conhecimento que a Doutrina nos oferece e continuam estudando cada vez mais.
O estudo da Doutrina nunca se esgota, aqueles que acreditam já ter estudado tudo sobre o assunto estão completamente enganados. Os espíritos estão sempre nos passando informações novas seja por meio dos romances ou pelos livros mais técnicos como a série André Luiz. Muitas vezes lemos certo livro guardamos algumas informações e após dois ou três meses ao folharmos novamente aquele livro identificamos um dado que havia passado despercebido.
Cabe lembrar um fato ocorrido com o médium Divaldo Franco. Conta-se que ao conhecer a Doutrina Espírita, Divaldo ficou tão impressionado e questionou sua mentora espiritual Joana de Angelis, o que deveria fazer e teve como resposta que deveria ler o Livro dos Espíritos. Terminado voltou novamente a Joana dizendo que já havia lido e o que poderia fazer. Novamente Joana lhe respondeu leia o Livro dos Espíritos e assim ele o fez. Mais uma vez retornou a Joana dizendo que terminara de ler, então ela lhe respondeu: “- Agora estude o Livro dos Espíritos”.
Estudar a Doutrina Espírita não significa apenas acumular conhecimentos, sermos portadores de informações e sim um convite ao auto-conhecimento. Ao estudarmos ou lermos qualquer conteúdo espírita devemos parar, interiorizarmos e meditarmos sobre o que estudamos ou lemos. Agindo desta maneira estaremos realizando a terapia necessária para o burilamento espiritual, visto que acionaremos conteúdos psíquicos recônditos no inconsciente. Quanto ao trabalho sobre nossas imperfeições a Benfeitora espiritual Joana de Angelis, nos chama a razão na seguinte frase: “Estuda a Doutrina Espírita e estuda-te”.
Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, estava tão certo da importância do estudo, principalmente relacionado a prática mediúnica que inicia e conclui o Livro dos Médiuns com um discurso sobre o estudo, o qual transcrevemos abaixo:
Todos os dias a experiência nos traz a confirmação de que as dificuldades e os desenganos, com que muitos topam na prática do Espiritismo, se originam da ignorância dos princípios dessa ciência, e felizes nos sentimos de haver podido comprovar que o nosso trabalho, feito com o objetivo de precaver os adeptos contra os escolhos de um noviciado, produziu frutos e que à leitura desta obra devem muitos o terem logrado evitá-los”. Ao final do livro Kardec nos adverte enfaticamente: “...Estudai, antes de praticardes, porquanto é esse o único meio de não adquirirdes experiências à vossa própria custa”.
Na questão 227 de O Livro dos Espíritos, em que Kardec indaga sobre como os espíritos errantes obtém o conhecimento, recebeu a informação de que eles estudam e procuram meios de se elevarem espiritualmente. Outro item importante referente ao assunto encontra-se na questão 967 da mesma obra, onde a espiritualidade informa que a felicidade dos espíritos mais elevados consiste em conhecerem todas as coisas; em não sentirem ódio, nem ciúmes, nem inveja, nem ambição, nem qualquer das paixões que ocasionam a desgraça dos homens”.
Emmanuel pela psicografia de Chico Xavier, na obra Pensamento e Vida – Cap 4, ensina que chegaremos a Deus sendo conduzidos por duas asas “Amor e Sabedoria”. Precisamos aprender a amar, mas amar a todos os seres de maneira incondicional, amar como Jesus amou, e o simples desejo de querermos aprender sobre este amor mobiliza forças ainda desconhecidas em nós, que nos impulsiona para a realização suprema. Na aquisição do conhecimento, sintonizamos com a bondade infinita de Deus e dos bons espíritos, guardando em nossa memória espiritual a influência de nossos amigos espirituais.
Transcrevemos abaixo, para nossa reflexão, um texto da venerável soror Joana de Angelis extraída do livro Estudos Espíritas:
“Estudar o Espiritismo na sua limpidez cristalina e sabedoria incontestável é dever que não nos é lícito postergar, seja qual for a justificativa a que nos apoiemos”.

 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- O Livro dos Espíritos
- O Livro dos Médiuns
- Alerta, Cap 12 – Joana de Ângelis
- Estudos Espíritas – Joana de Ângelis
- Consciência e Mediunidade – Projeto Manoel Philomeno de Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário