quarta-feira, 20 de julho de 2011

Caridade ou Bondade?


Por - Gilberto Luis Tomasi

O que significa caridade? Seria darmos esmolas, levarmos comida aos necessitados, comprarmos uma rifa beneficente, ajudar financeiramente a quem precisa? Fazer isso nos daria a consciência tranquila do dever cumprido como cristãos? Não, isso não é caridade, isso é bondade. Ainda confundimos caridade com bondade. Mesmo a bondade sendo importante, ela não traduz o real significado da ajuda, haja vista, que pode ser algo passageiro e momentâneo. Já, a caridade, se traduz em entrega total, desprendimento e, principalmente em renúncia.
Paulo mostrava aos cristãos de Corinto que a caridade é algo muito mais profundo e importante do que apenas dar o que nos sobra aos necessitados. Embora isso também seja um ato caritativo, não resume a grandiosidade desta virtude.  Vejamos as afirmativas de Paulo:
ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine”
Essas palavras de Paulo é um alerta a todos os que são divulgadores pela palavra, sejam, espíritas, católicos, evangélicos ou qualquer outro pregador que trate dos assuntos divinos. De nada adianta ser belo nas palavras e pobre nas ações. O exemplo de mudanças íntimas, de lutas constantes contra as imperfeições, deve fazer parte da vida dos que se dedicam a divulgar a mensagem do Cristo. Conheceremos se a árvore é boa pelos frutos, alertou Jesus. Caso contrário, a palavra será como o sino que tine, ou seja, fará muito barulho e chamará a atenção, mas não modificará os corações e inteligências a que se direciona.
“ e ainda que tivesse o dom de profecia,e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência e ainda que tivesse toda a fé de maneira tal que transportasse os montes e não tivesse caridade,nada seria”.
A fé também não é sinônimo de caridade, pois sem obras e ações é uma fé morta. (Tiago) Lembrando, que por mais que tivermos Deus e em nossas próprias forças nada seremos se não tivermos a caridade.
Paulo chama a atenção dos religiosos em geral, pois, muitos de nós acreditamos que a crença inabalável é porta aberta para a ajuda do alto, porém, se não nos ajudarmos, praticando aquilo em que cremos através do bom exemplo, qual a vantagem de possuir fé?
“E ainda que distribuisse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria”.
Dar esmolas e acabar com a necessidade material do próximo é muito importante. Mas é preciso alertar ás pessoas que tudo depende da intenção. Se fizermos a doação material com o objetivo de aparecermos aos outros, ou então para aliviarmos nossa consciência, estaremos nos enganando. Além disso, corremos o risco de ajudar ao necessitado, e humilhá-lo ao mesmo tempo, com um ar de superioridade que o deixará ferido.
A doação desinteressada deve nascer da compreensão da lei de Deus, nos tornando irmãos daqueles a quem ajudamos e tendo como único fim o amparo e alívio do sofredor.
Ainda neste trecho, Paulo nos ensina que nada adianta nos auto-flagelarmos, com o objetivo de mostrar para quem nos vê que somos crentes de Deus. Mais importante que castigar o corpo, com provações e sofrimentos, é sufocar as más tendências, verdadeiras mães de nossas desgraças.
 “ a caridade é sofredora, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade”.
Num mundo onde  o que vale mais é a satisfação pessoal, mesmo em detrimento da paz do próximo, a caridade busca decência e fraternidade. De que adianta levarmos vantagem em tudo se alguém está sofrendo com isso? Com certeza, esta dor do próximo será revertida em desespero, rancor, violência, que mais cedo ou mais tarde, acabará voltando-se contra nós mesmos, nossos filhos ou amigos.
Irritar-se é a melhor forma de perdermos a razão, por isso a paciência e a sensatez fazem parte da caridade, levando o homem a pensar antes de agir. Pois, só assim a justiça irá se fazer mais presente em nossa sociedade, libertando os seres das mentiras e intrigas que envolvem interesses pessoais. É a verdade prevalecendo, e só ela pode nos libertar da ignorância, disse Jesus.
“tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”
Tudo tem a sua hora. Saber esperar é próprio da caridade. Quando o ser amplia a sua visão além da vida material, vê no horizonte a luz necessária para manter-se animado e vivo.Devemos buscar na sabedoria cristã o esclarecimento para nossas dúvidas, deixando de lado o desespero.É o caminho do equilíbrio proporcionado pela caridade.
“agora,pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade. Mas a maior destas é a caridade.
Paulo nos mostra que caridade é  a reforma íntima, humildade, obras, exemplo, doação desinteressada, resignação, bondade , perdão, prudência, decência, tranquilidade, sabedoria, justiça, amor ao próximo e a si mesmo.Ou seja, um conjunto de atributos morais e intelectuais, que fará do espírito ser dono de seu próprio destino.“Todos os deveres do homem se encontram na máxima: fora da caridade não há salvação.”
Diferente das outras religiões que colocam como essencial para a salvação a frequencia exclusiva em seus templos, a Doutrina espírita mostra que o que interessa é a prática da caridade, seja feita em que religião for.Jesus nunca disse que esta ou aquela doutrina deveria ser seguida. Mas sim, resumiu a lei e os profetas em: amar a Deus sobre tudo e ao próximo como a si mesmo. Este é o lema do espiritsmo.
Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações.(Kardec)
Nem Paulo, nem Jesus e muito menos a doutrina espírita quer que sejamos santos. Os espíritos superiores sabem de nossas limitações e os ensinamentos cristãos são exatamente para nos ajudar a superá-los. O que espera do verdadeiro espírita, ou cristão, que têm o mesmo sentido, é o esforço constante em analisar-se moralmente. E, sempre se perceber fora dos atributos que constituem a caridade, que erga a cabeça, recomece novamente o caminho, sem desesperos, mas a passos firmes e corajosos.

3 comentários:

  1. OTIMA MATERIA: ME AJUDOU MUITO PARA A MINHA ORATÓRIA.
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário Durval. Que bom que este artigo tenha lhe ajudado. Paz e Luz.

      Excluir
  2. Esta matéria caro Irmão, me faz lembrar de Chico Xavier , ele um grande exemplo de bondade e caridade.Muita Paz.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário