sexta-feira, 1 de julho de 2011

Saúde


OBSERVAÇÕES QUE PODEM AUXILIAR EM NOSSO PROCESSO EVOLUTIVO

Quem tem olhos de ver...
Por - Joilson José Gonçalves Mendes


O Cap 17 de O Evangelho Segundo o Espiritismo sob o título “Sede Perfeitos”, apresenta como um de seus sub-títulos o “Cuidar do corpo e do espírito”, texto em que o espírito Georges comenta sobre a necessidade de cuidarmos do corpo visto que este é o veículo de manifestação do espírito e a importância de estar em perfeitas condições para que o espírito, enquanto prisioneiro na carne, tenha condições de manifestar-se com mais facilidade. Ensina que desconhecer as necessidades inerentes ao corpo é “desconhecer as leis de Deus”.
Comenta sobre duas categorias de pessoas, aquelas que por meio da autoflagelação e desprezo das sensações, almejam o triunfo espiritual sobre as paixões; e as pessoas materialistas que pretendem a diminuição da alma. Afirma que não há sabedoria em nenhuma das duas maneiras de viver. A Doutrina Espírita vem em auxilio esclarecedor da necessidade de cuidar tanto do corpo quanto do espírito.
É comum encontrarmos pessoas que ao cometer algum ato irrefletido lamenta-se, com a seguinte desculpa: “a carne é fraca”, como se o corpo físico fosse o responsável pelo ato cometido. Isto é o mesmo que responsabilizar o automóvel por um acidente, sendo seu condutor o responsável. A este respeito o espírito protetor ensina que devemos dobrar o espírito, humilhá-lo e afirma “esse é o meio de tornar mais dócil à vontade de Deus, e o único que conduz à perfeição”.
Quanto ao cuidar do corpo para uma melhor manifestação do espírito, comentaremos sobre alguns pontos importantes, para a saúde deste veículo concedido por Deus em auxílio ao o nosso progresso espiritual. O ar que respiramos, a água que bebemos, a luz que nos ilumina, o que comemos e como comemos, exercícios e a energia solar, são pontos que influenciam em nossa saúde e conhecendo mais sobre cada um destes ítens, com certeza teremos uma saúde melhor e por conseqüência; melhores condições de trabalharmos na seara do Pai. Os itens citados estão relacionados no livro “Saúde” psicografado por João Nunes Maia, pelo espírito Miramez.
“O ar que respiras é um medianeiro de qualidades indescritíveis. Ele poderá ser enriquecido pelo modo que pensas, ou tornar-se um instrumento de suicídio lento, se desprezas os meios de purificação da mente. (...) O mais seguro alimento para todos os teus corpos entra pelas narinas, festeja em todos os teus meridianos e fortifica todos os centros de força, capacitando a alma para os grandes ideais. (...) A falta de educação da mente é responsável por quase todas as enfermidades que surgem no campo da carne”.
Educar a mente é algo imprescindível para a nossa melhora, temos cerca de 60 mil pensamentos por dia e estes influenciam a psique e nossa saúde. André Luiz em “Mecanismo da Mediunidade” descreve sobre as formas-pensamento geradas ao emitirmos uma onda mental, dependendo do nosso estado de espírito nossos pensamentos poluem a psicosfera e ao inalarmos este ar estamos contaminando o corpo físico.
Ao inspirarmos devemos fazer com que o ar chegue até abaixo do umbigo, esta é a maneira correta de respirar. Ao caminharmos, podemos fazer o seguinte exercício: inspiramos em 4 passos, seguramos 4 passos e expiramos em 4 passos (4 - 4 - 4). Ao acostumarmos com esta respiração melhoraremos nossa capacidade pulmonar, oxigenaremos melhor o cérebro e sentiremos, em pouco tempo, os benefícios na saúde física e mental.
A respeito da água que bebemos Miramez comenta o seguinte:
“Seu poder de cura ainda é um segredo, cujas portas ainda não obtivemos permissão para abrir, por nos faltar o amor (...) Ela guarda no seu aconchego a força que restaura harmoniza todo o mundo celular. Desata a energia em todos os campos do metabolismo e desobstrui inumeráveis caminhos no mundo da carne para o desafogo orgânico dos restos imprestáveis para a forma física (...) Se às tuas mãos não puder vir um copo de água pura das correntezas de um rio, (...) poderás bater a água, com a utilização de dois copos, passando de um para outro, fazendo com que ela entre em contato direto com o ar e terás água revitalizada. (...) Alguém já disse acertadamente que devemos mastigar o líquido. Faça isso e verás o quanto o teu corpo te agradecerá”.
É de conhecimento de todos que nosso corpo é constituído de uma grande parcela de água e dela necessita para a sua sobrevivência. Sabe-se da importância de tomarmos dois litros de água por dia e que este líquido conduz as vitaminas para a nutrição das células. Miramez ensina que devemos mastigar a água, este é um ensinamento que devemos guardar e praticar, pois como Miramez nos alertar ainda precisamos desenvolver as qualidades do amor para termos condições de recebermos, por meio dos cientistas, mais informações sobre este líquido divino.
A Medicina Chinesa, por meio da Acupuntura, traz o ensinamento dos meridianos, fios energéticos e luminosos que estão espalhados pelo nosso perispírito.
Segundo o autor espiritual referenciado, a luz “É viva na sua expressão mais simples e entende o convite da mente adestrada em operações...”. Conta o seguinte fato: “Assistimos um Espírito altamente educado na ciência das luzes controlar dois raios dessa bênção divina que deslizavam no éter cósmico, como se os dois brincassem de viver. Vimo-lo retardar a sua incrível velocidade, indicar com as mãos onde eles deveriam penetrar em uma árvore próxima e esta, com expressão emotiva, expirar um tipo de plasma com todas as características de vida e cores encantadoras em profusão devolver às mãos do operador um elixir, aquele que poderíamos chamar de “Elixir da Vida”. (...) Panacéia espiritual, que serve e cura todos os tipos de enfermidades que conheces, (grifos nosso) restaura o equilíbrio de todos os corpos e suaviza as emoções, enriquecendo-as de sorte a sentir a existência da felicidade. (...) A chave de todas essas ciências que surgem e existem na Terra é o Cristo. Quem não passar por ele, não acertará o caminho...”
É interessante verificarmos a afirmativa de Miramez de que a luz “serve e cura todos os tipos de enfermidades que conheces”, entretanto, precisamos aplicar os ensinamentos deixados por Jesus até conquistarmos o mérito do aprendizado. Temos muito para evoluir e aprender sobre este enriquecedor conhecimento. Contudo, André Luiz ao comparar a matéria física com a matéria mental em Mecanismos da Mediunidade ensina que em determinadas situações e momentos da vida temos condições de produzir luz interior. Em várias obras de André Luiz encontramos referência sobre a aplicação de passes com emissão de luzes projetadas em direção a área afetada.
Em pesquisa realizada pelo cientista americano Mark Comings, a qual chamou de Energia Ponto Zero, foi descoberto que o vazio não existe, ocorre uma continuidade entre matéria e vazio. (...) “A intensidade dos fótons que provém do vazio é cem vezes a intensidade da luz da superfície do Sol. Portanto, isto é algo como nadando em luz todo o tempo”. (...) “Estamos sintonizados com este campo de energia infinita, mas isto também significa infinito amor e consciência infinita”.
Citaremos abaixo, resumidamente, o caso de três pessoas que vivem e/ou viveram da energia da luz.
O primeiro caso é de Ellen Greve, também conhecida como Jasmuheen. Após passar por um processo de iniciação de 21 dias, levada pelo desejo de sentir-se e fundir-se em um nível mais profundo com Deus, percebeu que começou a ser nutrida pela luz, libertando-se da necessidade de alimento.
O segundo caso é sobre Giri Bala. Uma indiana de 68 anos que desde os 12 anos não se alimentava, sobrevivia apenas da luz. Este caso está descrito no livro “Autobiografia de um Yogue” de Paramahansa Yogananda, ele teve a oportunidade de encontrar pessoalmente com Giri Bala.
O terceiro caso é de Tereza Neumann, também relatado por Yogananda. Nascida em 1898, após um acidente ficou cega e paralítica. Recebeu a cura por meio de orações a Santa Teresa de Lisieu, e desde 1923, nunca mais ingeriu alimentos sólidos ou líquido. Alimentava-se apenas de uma hóstia consagrada por dia.
Pode-se dizer que estas pessoas vieram com a missão de demonstrar ao povo a possibilidade de vivermos de luz; que esta energia guarda segredos inimagináveis e quando a humanidade estiver preparada compreenderá a sua mais íntima natureza.
Quanto à alimentação, ensina que os vegetais guardam certas propriedades desconhecidas devido ao nosso atraso evolutivo. Alerta sobre importância de modificarmos nossos hábitos alimentares e que a alimentação grosseira não é mais ideal para nossa geração, trocá-la por uma mais frugal seria ideal. Nossa constituição física aos poucos está mudando, basta observarmos algumas crianças e adolescentes, muitos preferem a alimentação vegetal e estão deixando de comer carnes. “Espíritos de alta linhagem espiritual descem a Terra para aprimorarem a alimentação dos homens...”, informa nosso amigo espiritual. Nas questões 723 e 724 de “O livro dos espíritos” Kardec recebeu informação da espiritualidade sobre alimentarmos segundo a exigência da nossa constituição física e aqueles que se privam por razões úteis e sérias são reconhecidos perante Deus.

Por sua vez Emmanuel na questão 129 do livro “O Consolador” nos adverte "a alimentação animal é um erro de enormes conseqüências do qual derivam vícios da nutrição humana". Previne sobre os excessos decorrentes da alimentação por carne vermelha, principalmente a de porco. Conforme evoluirmos chegaremos à compreensão de que não necessitamos de nos alimentarmos de carne, como já ocorre em mundos mais evoluídos, onde os animais são vistos como irmãos em evolução e que o sacrifício de sua vida é contrária a lei de Deus.
Em sua narrativa Miramez orienta: “A mente cria o que os sentimentos desejam e, neste caso, o alimento físico recebe uma carga do alimento mental, em um processo de simbiose que ainda não podes constatar. (...) No dia em que estiveres inquieto e que o nervosismo altear o teu modo de ser, suspende a alimentação, até que a paz volte de novo ao teu ser. Comer contrariado é alimentar-se de energia deficiente e pobre de luz”.
Está comprovado que a prática regular de exercícios físicos melhora a saúde, rejuvenesce, alivia o estresse, previne contra a depressão entre outros benefícios. Sobre este assunto Miramez se expressa da seguinte maneira: “O exercício deve (grifo nosso) figurar na vida desde o nascimento até a volta do Espírito para a pátria espiritual”. Perceba que nosso amigo espiritual coloca o verbo no imperativo “deve”, e mesmo assim encontramos pessoas que são totalmente sedentárias, ainda não despertaram para os cuidados com a vestimenta que lhe foi concedida para seu progresso e sem saberem estão comprometendo reencarnações futuras.
O Prana, considerada a energia de todas as energias, encontrada em abundância no sol, usa os raios solares como veículo para chegar até nós. Assim como o sol, nosso corpo também armazena essa energia divina de acordo com as necessidades, Miramez comenta: “E essa quantidade pode ser aumentada quando o Espírito conhece e pratica certas leis que regulam sua benfeitora função. (grifo nosso) (...) Aprende a respirar, mentalizando a inalação do prana junto com o oxigênio, que a tua saúde se multiplicará e algo de novo surgirá dentro de ti...”.
Pouco se conhece sobre a importância do Sol para nossa saúde. Miramez ensina que “Cada criatura absorve a essência solar na medida que o seu alcance espiritual demandar. (...) Não é somente vitamina D que ela propicia, mas também outros elementos que precisas e que somente o futuro poderá revelar”. Orienta-nos a realizarmos exercícios respiratórios diante do sol nascente porque o magnetismo solar harmoniza os meridianos proporcionando bem-estar e entusiasmo para o dia.
É sabido que nossos irmãos orientais detém conhecimentos milenares sobre exercícios praticados ao amanhecer e que fortalecem o físico dando-lhes disposição para a jornada que se inicia. Aprendamos com eles e com os ensinamentos trazidos pela espiritualidade, cuidando do corpo e do espírito, teremos melhores condições de cumprirmos com o nosso projeto de vida, afinando nossa sintonia com a Divindade, despertaremos para o mais sublime dos sentimentos, o Amor, e caminharemos a passos largos ao encontro do criador como ensinou Jesus: “Bem aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus”.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

O evangelho segundo o espiritismo
O livro dos espíritos
O consolador – psicografia Chico Xavier pelo espírito Emmanuel.
Mecanismo da Mediunidade – psicografia de Chico Xavier pelo espírito André Luiz.
Vida: desafios e soluções. Psicografado por Divaldo P. Franco pelo espírito Joana de Angelis.
Saúde - psicografia de João Nunes Maia pelo espírito Miramez.
Auto biografia de um yogui – Paramahansa Yogananda
Artigo – O ponto zero - Mark Comings – Cientista Americano
www.projetoprana.com – acessado em 24/04/07

4 comentários:

  1. Olá Joilson,
    Muito importante o que colocaste neste post.Nada seríamos sem Amor.
    Um grande abraço..que deus te ilumine sempre.
    Allë

    ResponderExcluir
  2. Oi Joilson,
    É impressionante a mudança que ocorre em nossa vida quando colocamos estes ensinamentos em prática!!!
    Grande abraço: Angela

    ResponderExcluir
  3. Meus queridos estamos na luta de iluminação nessa caminhada bendita, louva seja Jesus para nos guiar sempre neste caminho de luz e de amor. Abraços infinitos...

    ResponderExcluir
  4. obrigado, valeu por compartilhar com a gente!! um abraço Jesus te abençoe

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário