domingo, 28 de agosto de 2011

Solução para as doenças e doentes


 
Por - Gilberto L. Tomasi

Constantemente somos surpreendidos pelo surgimento de algum tipo de doença ocasionada pela mutação de algum vírus que acaba por ocasionar certo descontrole em sua fase inicial infectando multidões. Passado o susto inicial, com suas conseqüências, a ciência descobre algum tipo de medicamento,vacina etc.,que resolve o problema.
Acontece porém, que nas últimas décadas têm aparecido outras doenças com nomes diferentes, reações imprevisíveis que se alastram rapidamente, com efeitos danosos para a humanidade e para também para os animais, como um sinal de   alerta que pode indicar algo mais.
Pode ser um sinal de alerta, mostrando que a humanidade está vulnerável não apenas em relação aos corpos dos seres vivos, mas a atmosfera como um todo, ás águas, o solo, as plantas. Estamos totalmente desprotegidos e, isso tem a ver como nosso estilo de vida.
É fácil perceber que estamos vivendo e convivendo num ciclo totalmente desequilibrado, com a poluição de todas as fontes possíveis à nossa sobrevivência com grandes prejuízos e danos a saúde.
O santuário da habitação de Deus, conforme se refere o apóstolo Paulo, está cada vez mais sujo e aberto a todo tipo possível de sujeira.
Sempre que se procura combater tais epidemias e doenças causadas por esse desequilíbrio não se fala do estilo de vida do homem moderno, fala-se apenas em meios para combater tais enfermidades somente depois que eles agem, que destroem e matam, ou seja, a ciência trabalha muito, com certeza, sempre focada em encontrar as saídas para corrigir os problemas depois de se tornarem insustentáveis.
O grande desafio é a prevenção e os cuidados que o homem deve ter para com o ambiente em que vive.
A Doutrina espírita contribui com a solução das ameaças de doenças e epidemias, com falta de água, com a falta de cuidados com o meio ambiente, entre outros desafios sociais, no momento em que prega aquilo que enseja a harmonia e o respeito à obra Divina. O espiritismo entende que esses cuidados não devem ser apenas uma questão de ideologia, mais sim, de mudanças de hábitos e comportamentos.
E, somos nós espíritas, que devemos representar essa conduta do espiritismo. Que cada um de nós, cidadãos de bem, exerçamos nossos deveres de cidadania com firmeza e respeito. Temos que nos empenhar constantemente em todos os movimentos sérios que lutam em vencer esses desafios.
De que maneira podemos fazer isso? Aliando nossos conhecimentos técnicos, culturais, nas nossas áreas de atuação vivenciando sempre a Doutrina Espírita que vem nos ajudar a melhorar nosso caráter e, consequentemente nossas atitudes perante o meio em que vivemos.
Logo, todos os setores de atuação, médicos, filósofos, escritores, jornalistas, administradores e também os políticos, etc., que são os chamados formadores de opinião, devem aplicar a formação e os conceitos que possuem naqueles espaços que atuam.
Kardec mostra com clareza e objetividade a respeito da origem das aflições, quando diz que elas podem advir dos erros cometidos e completa dizendo que a dor é propulsora do progresso.
Quando somos visitados pela dor e pelo sofrimento, ficamos mais sensíveis com os acontecimentos à nossa volta, nos tornamos mais introspectivos e vivenciamos emoções que até então não conhecíamos. Neste momento lembramos de orar com mais ênfase, ficamos mais compenetrados, avaliamos melhor o sofrimento que ser seja nosso ou alheio, haja vista, que observamos e sentimos nossas atitudes ante a dor.
Nesta posição de doentes, nossas ações irão demonstrar se estamos realmente assimilando as lições que a Doutrina Espírita nos ensina. Quando entramos um estágio e reflexão, temos condições melhores de meditar de forma mais profunda nas causas das dores que nos chegam, quer por meio de doenças, catástrofes ou acidentes naturais.
Quantas pessoas não se deixam transformar para melhor depois de uma situação de perigo, de uma enfermidade? Quantas não mudam de atitudes, hábitos e ações danosas e, abandonam seus vícios morais e se apegam e se amparam na fé e no amor de Deus? Quantos não descobrem no interior do ser o valor da vida, da imortalidade do espírito e, acaba por compreender melhor a justiça de Deus que as vezes acontece em forma de causa e efeito?
È comum o questionamento do homem frente as dificuldades vivenciadas no mundo atual, com drogas, violências, doenças, desastres de toda ordem, perguntando-se se o mundo estaria progredindo? O espiritismo mostra que num momento que vai marcar a história de forma expressiva da humanidade. A ciência aliada à tecnologia lançaram o homem nas alturas do progresso material, faltando apenas a evolução moral e espiritual alcançarem também esse patamar.
Mas, apesar disso, o mundo vem progredindo, a ciência trabalha em favor da saúde, do bem estar, da erradicação de males que afligem a sociedade. Falta apenas o homem adquirir a consciência necessária de que pode contribuir para mudar o rumo dos acontecimentos mudando seu estilo de vida e cuidando melhor do local onde vive e que com certeza voltará um dia, até que consiga galgar degraus mais altos nesse processo de evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário