sexta-feira, 22 de junho de 2012

A Dor

Por - Gilberto L. Tomasi
  A idéia que fazemos da felicidade, da alegria e da dor, varia ao infinito, dependendo da evolução de cada um de nós.
  Tudo o que vive neste mundo, a natureza, os animais, o homem, sofre, e todavia, o amor é a lei do universo e foi por amor que Deus criou os seres.     Temos aí uma contradição aparentemente  horrível, um problema angustioso, que nos perturba e nos leva ao pessimismo.
O animal luta ardentemente pela vida, a humanidade em sua história não é mais do que uma lista de mártires com seus tormentos, ou seja, a dor segue os nossos passos. Diante disto o homem se faz a eterna pergunta ? Porque existe a dor ? Seria uma  punição ,uma expiação como dizem alguns ? Seria a reparação do passado, o resgate de faltas cometidas ?
  Leon Dennis, diz que a dor fundamentalmente considerada é uma lei de equilíbrio e educação. Sem dúvida que as falhas do passado recaem  sobre nós e determinam as condições de nosso destino. O sofrimento então seria em algumas vezes a repercussão de erros cometidos e como tal deve ser considerado como agente de desenvolvimento, e que todos os seres tem de passar por ele. Todos tem que sentir dor.
Outra dúvida  é saber o que faz vibrar mais profundamente o espírito humano, a dor física ou a dor moral ? Segundo o espírito Emannuel, podemos classificar o sofrimento do espírito como a dor realidade e a dor física de qualquer natureza como a dor ilusão. A dor física desperta para seus deveres, seja como expiação, como consequência de alguns abusos humanos ou como advertência da natureza material ao dono de um organismo.
Portanto toda dor física é um fenômeno, enquanto a dor moral é essência (o que constitui o ser e a natureza das coisas)
Resumindo: A dor física produz  sensações. A dor moral produz sentimentos.
Daí a razão porque a dor física vem e passa, ainda que se faça acompanhar das transições de morte dos órgãos materiais, enquanto que só a dor espiritual (moral) é bastante grande e profunda para promover o luminoso trabalho do aperfeiçoamento e da redenção.
A dor e o prazer são duas formas extremas de sensação. Para suprimir uma ou outra seria preciso suprimir também a sensibilidade. Ambas, em princípio são inseparáveis e necessárias para a educação do ser, que na sua evolução deve experimentar todas as formas tanto de prazer como de dor.
É muito difícil fazer os homens entenderem que o sofrimento é bom. Não existe bem sem dor, ascensão sem suores e esforços. A lei da prova é uma das maiores instituições universais para a distribuição dos benefícios divinos, pois que precisamos compreender e aceitar todas as dores com nobreza de sentimentos.
 Uma das maneiras de combater a dor é a prece, que deve ser cultivada no íntimo de cada um como uma luz que se acende para o caminho tenebroso ou então mantida no coração como um alimento indispensável, porque a oração sincera constitui um fator de resistência moral diante das provações mais  escabrosas, rudes e doloridas.
A tendência geral consiste em fecharmo-nos no estreito círculo do nosso individualismo, do cada um por si, só que agindo desta forma o homem sofre, abate-se, sente dor,e reduz a estreito limites tudo quanto nele é grande, ao passo que o homem deveria estar destinado ao desenvolver-se, estender-se, dilatar-se a desferir vôo, ou seja, o pensamento, a consciência, numa só palavra, toda a sua alma.
Os gozos, os prazeres e a ociosidade estéril não fazem mais do que apertar esses limites, acanhar nossa vida e nosso coração.E é justamente para quebrar esse círculo, para que todas as virtudes ocultas se expandam à luz  que é necessário a dor. A desgraça e as provações fazem jorrar em nós as fontes de uma vida desconhecida e mais bela, pois sabemos que só aprendemos e crescemos pelo amor ou pela dor. É necessário pois, sofrer para adquirir e conquistar.
A dor física, dor enfermidade, faz com que a medicina caminhe em todas as direções em busca de socorro que lhe possibilite debelar os males, mas Deus não permite que os empreendimentos da medicina que vise o alívio dos que sofrem, interferira no carma individual, que muitas vezes é uma opção do próprio espírito.
Tanto a dor evolução (pena imposta ao malfeitor que comete algum crime de qualquer ordem), como a dor provação (luta que ensina aos espíritos rebeldes a estrada da edificação espiritual), tem o mesmo objetivo: Melhorar as condições do espírito, sem o que não há felicidade.
O espírito Victor Hugo, nos diz, que quando conseguirmos aprender a suprimir a dor, conseguiremos ao mesmo tempo o que é mais digno de admiração neste mundo, isto é, a coragem de suporta-lá.
Palestra na Comunhão Espírita Cristã de Curitiba
Consultas: Luz Viva (D P Franco – Joana D!Angelis e Marco Prisco) – O Livro da Esperança ( Chico Xavier , Emannuel) – O Problema do Ser do Destino e da Dor (Léon Dennis)  - O Consolador (Chico Xavier, Emannuel) – Estude e Viva (Chico Xavier, Waldo Pereira,Emannuel,André Luiz) – Alguns Ângulos dos Ensinos do Mestre (João N Maia, Miramez) A Luz e a Dor Salvarão o Mundo (José Fuzeira) – Dor Suprema (Zilda Gama,  Victor Hugo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário